Implantes Dentários
O implante dentário é um tratamento moderno e seguro, altamente estudado nos últimos anos, para reposição de dentes perdidos. Seu sucesso e benefícios são amplamente comprovados!


O tempo de cicatrização do implante dentário se divide em etapas:
Cicatrização inicial dos tecidos moles (gengiva): ocorre normalmente em 1 a 2 semanas.
Osseointegração: a fase mais importante, quando o implante “gruda” definitivamente no osso, leva de 3 a 6 meses, segundo revisões e guias publicados até 2025.
Com protocolos cirúrgicos modernos, há situações (carga imediata) em que a prótese provisória pode ser colocada já em poucos dias, desde que o implante atinja boa estabilidade inicial.
O tempo pode variar conforme fatores individuais, como saúde sistêmica, tabagismo, qualidade óssea e cuidados pós-operatórios.
A partir dos dados atuais da literatura científica, os implantes dentários se consolidam como a melhor alternativa para reabilitação de sorrisos em adultos, devolvendo função mastigatória, estética e autoestima com previsibilidade e alta taxa de sucesso, desde que haja planejamento personalizado e acompanhamento odontológico rigoroso.
O implante dentário é uma estrutura, geralmente feita de titânio, que imita a raiz de um dente natural e é cirurgicamente fixada ao osso da maxila ou mandíbula. O titânio possui alta biocompatibilidade: isso significa que ele se integra sem causar rejeição, promovendo a chamada osseointegração — adesão firme entre o osso e o implante, fundamental para estabilidade e durabilidade da prótese.
Processo e etapas do tratamento:
Avaliação clínica e exames de imagem determinam se há quantidade e qualidade óssea suficiente para o implante.
A fase cirúrgica consiste na inserção do pino no osso de forma planejada, com anestesia local.
Após a colocação, há um período de cicatrização antes da fixação do dente artificial (prótese).